Site Meter

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Vem aí o dia da Luta Antimanicomial!

Saudações Antimanicomiais!

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA) é um movimento social existente há 17 anos e disseminado por todos os estados do Brasil. Tem como metas o fechamento de hospícios e manicômios do país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento emocional de qualquer tipo.

O que é o dia da Luta Antimanicomial?

O dia 18 de maio, data oficial do dia da luta antimanicomial é comemorado por ser a data de fundação de um dos maiores hospitais psiquiátricos do país, o Juquery de Franco da Rocha, localizado no Estado de São Paulo, símbolo maior do processo de isolamento social do ser humano com tratamento degradante, segregando o paciente do seu meio social.

Diante disso, o dia 18 de maio passou a data nacional da luta contra os manicômios, que deve ser comemorada lembrando que as subjetividades individuais contribuem na construção do todo social e que a aceitação das diferenças, fazem parte do ideal de democracia e da esperança de um mundo mais humano possível. É dia também de reafirmar o compromisso com a causa antimanicomial, pelo fim dos hospícios, vistos como instituição ultrapassada; dia de comemorar a implantação de 42 CAPS no Estado, como resultado do movimento da Reforma Psiquiátrica que com a adoção de serviços substitutivos aos manicômios já conseguiu desospitalizar muitos internos e reduzir o número de leitos psiquiátricos.

0 comentários:

Meus Artigos no Artigonal - Visite e Confira!

Psicologaram

Perfil

Minha foto
Nuccia Gaigher
"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

psicologados

Crimes na Internet? Denuncie!
Visando alcançar os objetivos do milênio:

Sign by Danasoft

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Volte ao Topo AQUI