Site Meter

sábado, 22 de março de 2008

Páscoa - Momento de Reflexão

Quando falamos em Páscoa, ainda, e principalmente nos tempos de hoje, o que surge à mente são imagens dos deliciosos e recheados bombons de chocolate em forma de ovos; bom, para uma grande maioria(grande mesmo) isso é um fato! Mas também é um momento oportuno para reflexão, introspecção e então, na vida corrida que inevitavelmente levamos nos dias de hoje, esses raros momentos que nos levam forçosamente a essas viagens íntimas, são oportunidades ímpares que não devem ser desperdiçadas...
Mas vamos conhecer um pouco da parte histórica deste evento comemorado nos quatro cantos do mundo, embora para algumas outras comunidades religiosas ocorra divergência nas datas:

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

Bom, inevitável lembrar do grande profissional, doutor Augusto Jorge Cury, médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor, que ousou estudar este personagem ímpar da história da humanidade em todos os tempos e obteve como fruto deste trabalho o pentateuco conhecido como "Análise da Inteligência de Cristo" (O Mestre dos Mestres, O Mestre da Sensibilidade, O Mestre da Vida, O Mestre do Amor e O Mestre Inesquecível), uma obra critica por alguns profissionais das ciências humanas, mas adorada por milhares de pessoas que vão das mais simples mentes até intelectuais que perceberam um "algo mais" neste trabalho. Ele também abriu portas para que outros profissionais divulgassem seus estudos acerca deste Mestre chamado Jesus.
O que tem o Dr. Cury a ver com a Páscoa? Bom, não há como deixá-lo fora da conversa quando nos referimos a um personagem bíblico desta estirpe que é Jesus Cristo.

Até o presente momento tive oportunidade de conviver com um corpo acadêmico muito profissional, pessoas extremamente capacitadas, estudiosos, e que não se permitiram perder a fé, no mar do materialismo científico e isso foi o que este cientista, sr. Augusto Cury, mostrou ser possível, afinal, a religião não é contrária à ciência,embora divirjam em muitos pontos;obervemos o crescimento dos estudos acerca da Física Quântica, apesar de muita relutância por parte de ortodoxos...
Mas a grande questão da atualidade, o grande mal que tem assolado a humanidade se chama "indiferença"; esta é responsável pelo descaso, pela solidão, pela depressão e que tem provocado grande índice de suicídios como mostram os jornais do mundo. A vida para muitos, não tem mais sentido, e sem sentido pra quê lutar?pra quê continuar? E então, doentes do corpo e da alma, os seres humanos abrem mão do mais valioso tesouros do qual são detentores: a Vida.

A carência que assola a humanidade nos tempos atuais, é também resultado da indiferença que afasta uns dos outros do contato necessário à sobrevivência, uma vez que somos seres sociais por natureza. Não fomos criados para viver em solidão, à distância uns dos outros, à margem da vida.

Qual o sentido que a vida tem pra você?

Que sentido você tem dado à vida?

Qual a importância da sua vida?

Essas e outras perguntas são feitas por nós e para nós constantemente no decorrer do processo do Viver e na verdade, são as respostas que nos damos que nos orienta na caminhada que nos propomos enquanto seres em processo evolutivo.

Páscoa significa renovação, mudança, transformação, passagem, e também esta é a proposta do profissional que tem como foco de estudo e trabalho o ser humano.

Desejo então a todos nós que este sentido da Páscoa nos acompanhe enquanto o ar inflar nossos pulmões, enquanto vivermos e que pensemos mais no próximo como uma ponte para este Ser Maior possuidor de vários nomes: Jeová, Eu Crístico, Ser Supremo, Deus.
Todos dia é dia de celebrar a vida, pense nisso!

0 comentários:

Meus Artigos no Artigonal - Visite e Confira!

Psicologaram

Perfil

Minha foto
Nuccia Gaigher
"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

psicologados

Crimes na Internet? Denuncie!
Visando alcançar os objetivos do milênio:

Sign by Danasoft

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Volte ao Topo AQUI