Site Meter

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Reforma Ortográfica

Por falar em mudanças...

"A unificação já devia ter ocorrido antes. É uma medida civilizada. A diferença na escrita dos países que falam português atrapalha o intercâmbio econômico e editorial. Como toda reforma, essa proposta tem suas falhas. (...) Sou a favor de tudo que vai no sentido da simplificação."
Lya Luft, escritora, autora de Perdas & Ganhos e colunista de VEJA*

Em 1990, representantes dos oito países que falam português (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste) decidiram simplificar a grafia e unificar as regras. A implementação, no entanto, é lenta. É preciso que os países ratifiquem as mudanças como fez o Congresso Nacional brasileiro. Em 2007, o Ministério da Educação do Brasil começou a preparar as mudanças nos livros didáticos e pretende que elas estejam totalmente implantadas em 2009. As maiores resistências à reforma vieram de Portugal, justamente o país que deve ter mudanças mais significativas. Os portugueses só ratificaram o acordo em maior de 2008.

As tentativas de unificação ortográfica dos países lusófonos são antigas, datando do início do século 20. No Brasil, já houve duas reformas ortográficas em 1943 e 1971, ou seja, um brasileiro com mais de 65 anos vai passar por três reformas. Em Portugal, a última reforma aconteceu em 1945. E muitas diferenças entre Brasil e Portugal continuaram.

Segundo o embaixador brasileiro Lauro Moreira, "toda língua tem a sua gramática, as suas regras. Por outro lado a língua é um organismo vivo, que se vai adaptando às novas circunstâncias e às novas realidades. Nenhum acordo ortográfico é definitivo. Daqui a 20, 30 ou 40 anos podemos fazer um novo acordo".***


Conheça as principais alterações a implementar pela reforma ortográfica:




Referências:

*VEJA-Edição 2025-12 de setembro de 2007.
**http://pessoas.hsw.uol.com.br/reforma-ortografica.htm
***http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/84728b2c63332daa340baf.html

1 comentários:

Anônimo,  11 de janeiro de 2009 às 11:06  

Oie querida! Amei conhecer o seu blog, eu até tenho uma pontinha de psicóloga rs, lí o post da histeria e você soube ser bem exclarecedora eu que num entendia nada sobre o assunto fiquei com vontade de saber mais um pouco!Parabéns, continue assim, pois tem alguns blogs que a gente vai as pessoas usam tantos termos cientificos que não dá pra entender nada!
Obrigada pela visitinha no Entre fotos e beijos e volte quando quiser!
Um beijinho!

Meus Artigos no Artigonal - Visite e Confira!

Psicologaram

Perfil

Minha foto
Nuccia Gaigher
"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

psicologados

Crimes na Internet? Denuncie!
Visando alcançar os objetivos do milênio:

Sign by Danasoft

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Volte ao Topo AQUI