Site Meter

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quando vovó começou a esquecer do mundo

Divulgação
Livro mostra como Sofia aprendeu a conviver com a doença de Alzheimer na família

Perdas e sofrimento de toda ordem costumam nos confundir e atropelar nossas emoções. Quando uma pessoa que amamos adoece gravemente é como se parte do mundo ao redor desmoronasse.
Uma mescla de sentimentos – dor, revolta, tristeza, raiva, culpa e medo – nos invade. E se para os adultos enfrentar situações assim costuma ser muito difícil, para as crianças a experiência não é menos dolorosa.
É desse tema que trata A vovó virou bebê, da jornalista Renata Paiva, lançado pela Panda Books. Ilustrado pela artista plástica Ionit Ziberman, o livro conta a história de Sofia, uma menina de 7 anos, que se vê obrigada a conviver com uma dura realidade: a doença de Alzheimer de sua querida avó. “A cabeça da pessoa fica uma bagunça...
Primeiro ela não consegue saber onde guardou as lembranças. Depois, as memóriasvão fugindo das gavetas e fica complicado recuperar o que se perdeu”, observa a personagem. Ao fim da história, contada com delicadeza, são respondidas perguntas sobre a patologia e sugeridas aos pequenos leitores formas cuidadosas de lidar com a pessoa afetada pelo distúrbio.
A obra pode ser extremamente útil, principalmente se considerarmos que cerca de 10% das pessoas com 65 anos ou mais é acometida pela doença, e 47% dos idosos acima de 85 anos sofrem do problema em algum grau. Quanto mais avançada a idade, maiores as probabilidades de a doença se manifestar. E, com o aumento da expectativa de vida, em breve mais famílias terão de lidar com o problema.
(Gláucia Leal)
Fonte: Viver Mente & Cérebro

0 comentários:

Meus Artigos no Artigonal - Visite e Confira!

Psicologaram

Perfil

Minha foto
Nuccia Gaigher
"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

psicologados

Crimes na Internet? Denuncie!
Visando alcançar os objetivos do milênio:

Sign by Danasoft

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Volte ao Topo AQUI