Site Meter

sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água é comemorado desde 1993, graças a uma declaração da ONU que foi feita durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – Eco 92 –, no Rio de Janeiro. O objetivo da organização era chamar a atenção da população mundial para a obrigação que cada um tem de preservar os recursos hídricos do planeta e, assim, garantir que todos tenham acesso à água de boa qualidade.

Em comemoração à data, a Agência Nacional de Águas (ANA) desenvolve, há três anos, o site Águas de Março, com o objetivo de divulgar as organizações envolvidas com o tema e os eventos municipais e estaduais que são promovidos para comemorar a data, como, por exemplo, o Fórum Mundial da Água, que acontece até o dia 22 de março, em Istambul.

A versão 2009 do portal eletrônico traz, ainda, links para organizações que, de alguma forma, estão ligadas aos recursos hídricos. Além disso, há informações sobre o tema anual escolhido pela ONU para comemorar o Dia Mundial da Água: as águas transfronteiriças.

O assunto tem tudo a ver com o Brasil, que segundo dados da ANA possui mais de 80 cursos d’água em seu território que se estendem por terrenos estrangeiros, o que representa, inclusive, um grande desafio para o governo brasileiro em tempos de escassez de água.

Para divulgar os eventos que vão acontecer no seu estado, município ou entidade para comemorar o Dia Mundial da Água, clique aqui.

Histórico

Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria celebrado o Dia Mundial da Água. Tal decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21 no qual se define que o objetivo geral é assegurar que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta, ao mesmo tempo em que se preserve as funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas.

Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a se dedicar à data, a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país.

Dia Nacional da Água

No Brasil a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano, simultaneamente à data mundial.

Agenda anual

O Dia Mundial da Água (22/3) coloca em pauta, todos os anos, uma discussão diferente. Veja abaixo o que já foi tratado mundialmente:

2008 - Saneamento
2007 - Escassez de água
2006 - Água e Cultura
2005 - Água para a Vida (2005-2015)
2004 - A Água e os Desastres
2003 - Água para o Futuro
2002 - Água para o Desenvolvimento
2001 - Água para a Saúde
2000 - Água para o Século XXI
1999 - Todos vivem rio abaixo
1998 - Água subterrânea: o recurso invisível
1997 - Águas do Mundo: há suficiente?
1996 - Água para cidades sedentas
1995 - Mulheres e Água
1994 - Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um

5º Fórum Mundial da Água

Além das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, de 16 a 22 de março em Istambul, na Turquia, haverá o 5º Fórum Mundial da Água, que reunirá representantes de mais de 150 países em torno de um tema comum: "Superando Divisores de Água" - o tema foi proposto para que a água seja tratada como um assunto independente dos limites geográficos, culturais e socioeconômicos. Fonte:

Mais informações sobre o 5º Fórum Mundial da Água estão disponíveis em www.worldwaterforum5.org.


Fonte:

Agência Nacional de Águas

Planeta Sustentável

1 comentários:

Unknown 22 de março de 2009 às 23:33  

Muito boa essa postagem. Conheço alguma coisa sobre o assunto.

Meus Artigos no Artigonal - Visite e Confira!

Psicologaram

Perfil

Minha foto
Nuccia Gaigher
"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

psicologados

Crimes na Internet? Denuncie!
Visando alcançar os objetivos do milênio:

Sign by Danasoft

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Volte ao Topo AQUI