Site Meter

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008


Vida, compromisso e responsabilidade...

... 'Responsabilidade' é a palavra mais importante em um processo de terapia. ninguém quer assumir a responsabilidade, porque isso dói. Simplesmente reconhecer o fato, 'eu sou a causa do meu sofrimento', dói muito. Se outra pessoa é a causa, podemos aceitá-lo, pois somos impotentes. Mas se eu sou a causa de minha infelicidade, isso dói. Isso vai contra o ego, contra o orgulho.





Por isso a terapia é um processo difícil, árduo. Você quer fugir - quer fugir do encontro. Por que você quer fugir? Porque sempre acreditou que você está absolutamente certo, que está perfeitamente bem - os outros é que tem feito mal a você..."

"...Ninguem é responsável, exceto você. Esta é uma das verdades mais duras de aceitar. mas uma vez que você a aceita, ela traz grande liberdade, cria um enorme espaço. Porque através disso, uma outra possibilidade imediatamente se abre: "Se eu sou responsável, então posso mudar. Se eu não sou responsável, como posso mudar? Se eu estou fazendo isso a mim mesmo, então isso dói, mas traz também uma nova possibilidade - posso parar de me ferir, posso parar de ser infeliz..."
Osho

0 comentários:

Meus Artigos no Artigonal - Visite e Confira!

Psicologaram

Perfil

Minha foto
Nuccia Gaigher
"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

psicologados

Crimes na Internet? Denuncie!
Visando alcançar os objetivos do milênio:

Sign by Danasoft

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Volte ao Topo AQUI